06/05/2013 22:28:04
Português de Chaves, nascido em 1912, o desportista José Alves Ventura, por obra do destino veio parar em Rio Bonito e por causa dos serviços prestados ao Rio Bonito Atlético Clube, deixou seu nome imortalizado no estádio do clube, o Estádio José Alves Ventura. Depois de ter sido campeão gaúcho de boxe amador em Porto Alegre, o pugilista se mudou para Niterói, onde chegou a trabalhar em um cassino.
Mas o destino queria que José Alves Ventura tivesse seu encontro com a cidade Risonha, por isso, quando estava em viagem com a família para Itaperuna, em 1948, parou em Rio Bonito para fazer um lanche, não sabendo ele que aquela parada iria mudar sua vida. O desportista se apaixonou pela cidade, adquiriu o Bar e Restaurante Monte Castelo, onde hoje é localizado o Edifício Luanda, e uma semana depois se mudou para Rio Bonito, com a família.
Já fixado no município, em 1951, junto com outros desportistas, ele fundou o Proletário Atlético Clube, e no ano seguinte a Liga Riobonitense de Desportos. No Proletário, Ventura fundou uma academia de boxe, que chegou a ganhar o título de campeão fluminense de boxe amador com o pugilista Ary Roque. Ventura foi presidente do clube até 1958, quando o Proletário foi campeão invicto de futebol. No mesmo ano, Ventura morreu depois de um acidente de carro quando voltava de uma pescaria. O Estádio ganhou seu nome quando o Proletário se fundiu com a Associação Bancária, formando o Rio Bonito Atlético Clube.
Texto por Lívia Louzada
Copyright © 2003 - 2025 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no