Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Alunos e professores de escolas estaduais

25/07/2013 14:33:49

Lívia Louzada

Na última semana, os colégios estaduais Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Júnior, na Bela Vista e José Matoso Maia Forte, na Praça Cruzeiro, representaram Rio Bonito na 2ª Semana de Arte do Rio de Janeiro, que aconteceu de 9 a 13 de julho no Píer Mauá. O evento tem como objetivo descobrir e mostrar talentos artísticos de alunos, ex-alunos, professores e ex-professores de colégios estaduais. Cada escola do Estado fez sua inscrição para a apresentação de alguma manifestação artística, como dança, teatro, filme, poesia, música e outros. Da região das baixadas litorâneas, 101 escolas se inscreveram, mas apenas 38 foram selecionadas para participarem da Semana de Arte.

O Colégio Desembargador foi representado pelo grupo instrumental ‘Aliança’, formado pela professora da escola, Luciene Torres (flauta soprano), pela ex-professora Norma Barbosa (teclado), e os ex-alunos Sérgio Moura (violino e flauta tenor) e Alessandro Mendonça (Piano) – este último não pode comparecer a apresentação e foi substituído pela professora de música Lídia Lisboa.

Segundo Luciene, a ideia da representação do grupo surgiu da professora de artes da escola, Ariane Marins. Além do ‘Aliança’, o coral da escola também foi inscrito, mas não foi selecionado. Luciene contou que as músicas escolhidas para serem tocadas foram ‘Tudo Que se Quer’ (que virou sucesso nas vozes de Emílio Santiago e Verônica Sabino), ‘My Way’ (interpretada por Frank Sinatra), ‘Jesus Alegria dos Homens’ (de Bach), e o clássico infantil ‘A Bela e a Fera’, mas ao final da apresentação, o público pediu mais, e o quarteto tocou ‘Moon River’ (de Henry Mancini).

“Foi gratificante ver o público gostando das músicas e as crianças aplaudindo canções como ‘Jesus Alegria dos Homens’, que é um clássico. Muitas daquelas crianças dizem que não gostam de música clássica sem nem ter ouvido, mas em eventos como esse, tem a oportunidade e acabam gostando”, disse a professora Luciene.

A apresentação do grupo foi conferida por dezenas de alunos e professores do Estado e também por cerca de 40 alunos do Desembargador, entre eles integrantes do coral da escola. De acordo com a diretora do colégio, Alda Ferreira, a estrutura da Semana impressionou os alunos. Ela acha que para o ano que vem, os estudantes terão mais garra para produzir melhores trabalhos e se apresentarem na Semana de Arte 2013. “A diversidade era tônica do evento. A gente viu apresentação de bumba meu boi a balé clássico, escola de samba e até coral de índios. A partir daí, os alunos perceberam que com incentivo todos podem mostrar seus talentos”, disse Alda.

Matoso

O Colégio José Matoso foi representado pelos alunos João Vitor Martinez, Mirela Batista, João Paulo Leite e Wallace Estrella, que fizeram um vídeo chamado ‘A Serra’, sobre a importância da Serra do Sambê para Rio Bonito, o desmatamento que vem sofrendo e sobre um acidente de avião que aconteceu na Serra do Sambê, em 1939. O vídeo foi exibido durante todos os dias de evento, em um dos stands voltado para a exibição de vídeos.

De acordo com a diretora do Matoso, Ana Claudia Ferreira, o vídeo foi feito em 2012 no projeto de oficina de cinema, coordenado pela professora de artes Vanderlane Souza. Na visão da diretora, oportunidades como essa, mostram que “estamos resgatando a qualidade no ensino, e que nós temos bons resultados”. Para Ana Claudia, a chance dos estudantes mostrarem seus talentos, despertou a vontade deles produzirem mais. “Muitos alunos acham que oportunidades como essa, nunca acontece com eles, e a escolha desse vídeo foi uma ótima chance de mostrar o contrário. Acho que é assim que a gente começa a mudar a cara do ensino”, disse a diretora.

Para João Victor, de 16 anos, que está no 2º ano do ensino médio, a oportunidade de mostrar o vídeo para centenas de pessoas em um evento estadual, foi uma surpresa. “Nunca imaginaria que o vídeo que a gente fez em Rio Bonito, com pouco orçamento, fosse selecionado e exibido pra tanta gente importante, como o secretário estadual de Educação (Wilson Risolia)”, disse João Vitor.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.