20/02/2010 11:34:40
Aposentados, pensionistas e demais beneficiários podem ter o pagamento da aposentadoria bloqueado caso não façam o saque dentro do período de 60 dias, contados a partir da data do crédito. A medida é válida para todos os segurados que recebem o benefício por meio de cartão magnético. De acordo com a Previdência Social, o objetivo do bloqueio é evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro à revelia do beneficiário.
Se o valor não for sacado dentro de dois meses, o banco é orientado a devolver o valor ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pagamento permanece bloqueado até que o beneficiário procure a agência da Previdência Social que mantém o seu pagamento. Munido de documentos pessoais, o segurado solicita a regularização do pagamento. O valor não retirado é creditado novamente, sem qualquer prejuízo para o beneficiário.
Cuidados
O recebimento por meio de cartão magnético carece de alguns cuidados. A opção pelo cartão é segura e facilita o acesso ao saque ao beneficiário, mas requer atenção. A Previdência Social orienta que, em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha a terceiros.
Assim como ocorre com os cartões da rede bancária, a senha não deve ter seqüências previsíveis, como data de nascimento, número de telefone ou dígitos relacionados diretamente ao portador, por exemplo. Em caso de dúvida no momento de efetuar o saque no terminal de auto-atendimento, o segurado deve pedir ajuda exclusivamente a um funcionário da instituição financeira e nunca procurar ajuda de terceiros.
Vale ressaltar que a modalidade de pagamento com cartão não é conta corrente, pois não há cobrança de tarifas. Além do cartão magnético, o beneficiário pode optar pelo recebimento de sua aposentadoria através de depósito em conta corrente ou o pagamento alternativo de benefício, efetivado por meio de ordem de pagamento. O próprio segurado escolhe como deseja receber o pagamento no momento da requisição do benefício na agência da Previdência Social.
Fonte: O Dia
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no