Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Grupo Pedalegal faz trilhas de bike pela região

20/07/2013 09:05:40

Lívia Louzada

Após os tradicionais passeios ciclísticos de Rio Bonito, a moda agora na cidade é fazer trilha de bicicleta. Foi por conta do amor ao ciclismo que o Pedalegal foi criado. O Pedalegal é o nome de um grupo de aproximadamente 80 pessoas que faz trilha por pontos turísticos da cidade, e fora do município, tudo de bicicleta. O grupo tem quase um ano e começou com alguns amigos amantes do ciclismo, que hoje se reúnem todos os fins de semana e pedalam até a rampa de voo livre, na Serra do Sambê, e a cachoeiras, como as de Tomascar. Mas além de pedalarem por prazer, dois dos idealizadores do grupo querem ir além. O microempresário Fábio Tinoco e o empresário Leandro Pereira, mais conhecido como Peixe, querem formar uma equipe profissional de Mountain Bike de Rio Bonito para competições.

Os amigos já tem experiência no assunto, pois já competiram em campeonatos profissionais. Fabio, por exemplo, já foi vice campeão estadual de Mountain Bike, e no próximo dia 19 participará do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, em Saquarema. Por esse motivo, eles são os representantes da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), em Rio Bonito, e chegaram até a promover duas competições em 2012, na cidade, o Campeonato Brasileiro e a Copa dos Campeões.

Para os dois, como a cidade possui muitas montanhas e pontos turísticos ecológicos, o município poderia receber diversos campeonatos nacionais e até treinos de equipes internacionais. “Queremos transformar Rio Bonito na capital do Mountain Bike, e queremos que as pessoas aproveitem isso. Essa oportunidade irá aumentar o turismo e consequentemente alavancar a economia”, disse Peixe, completando que se fosse construída uma pista de treino para as modalidades de Mountain Bike ou BMX, que são olímpicas, atletas poderiam fazer a aclimatação em Rio Bonito.

Segundo os amigos, o potencial da cidade pode ser observado nos finais de semana quando acontece o Pedalegal. Eles contam que o município recebe moradores de vários pontos do Rio de Janeiro, Friburgo, São Gonçalo, Magé e outras cidades, mas como as trilhas são feitas em apenas um dia, os turistas não ficam em Rio Bonito. Para Peixe, essa questão pode ser resolvida com a realização de etapas de campeonatos estaduais ou brasileiros, em Rio Bonito. Ele disse que já conversou com a prefeita Solange Almeida, e ela gostou da ideia, já que é necessário o apoio da Prefeitura para divulgar e montar estruturas para as competições.

 

Pedalar é legal

 

Mas para quem não quiser competir, Fábio avisa que o Pedalegal está de portas abertas para receber os amantes das duas rodas. O grupo parte todos os fins de semana da Praça Astério Alves de Mendonça, no Centro, no sábado em dois horários, às 7h30 e às 14h30. Aos domingos a concentração da trilha é às 8h. Quem quiser se juntar ao grupo, deve levar luvas, capacete para ciclismo, garrafa de água, e bicicleta com marcha. No dia 28 de julho, o destino do grupo será Barra do  Sana, em Casimiro de Abreu.

Além do Pedalegal, o grupo também está organizando um mega passeio ciclístico em outubro, o “Um Dia de Bike”. A proposta é que neste dia, ninguém ande de carro ou moto. A ideia é que as pessoas experimentem o meio de transporte e passem a usar mais a bicicleta, melhorando o trânsito da cidade e a própria saúde.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.