Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Hemonúcleo de RB realiza campanha

17/07/2013 16:15:09

Guilherme Duarte

O Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José  da Silva inicia na próxima segunda-feira (15) uma campanha para aumentar o estoque de sangue no município com o intuito de atender um possível aumento na demanda durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho.  A campanha vem sendo realizada em todo o estado desde o último dia 22 de junho através de uma parceria entre o Hemorio e um grupo de voluntários da JMJ. As doações poderão ser feitas diariamente no Hemonúcleo de Rio Bonito, que fica localizado na Mangueirinha ao lado do Ambulatório Municipal Manoel Loyola.

“Esta é uma campanha estadual que vem sendo realizada para atender um possível aumento na demanda de sangue no período da Jornada Mundial da Juventude, quando são esperados cerca de 2 milhões de pessoas no Rio de Janeiro. A ideia é que, caso ocorra algum incidente, os hemonúcleos do estado estejam preparados para qualquer necessidade”, explicou a gerente administrativa do Hemonúcleo de Rio Bonito, Denair Marins.

Além de aumentar o estoque de sangue visando a Jornada Mundial da Juventude, o Hemonúcleo também está trabalhando para aumentar o número de doadores fixos no município, já que é referência para os hospitais da região. “Atendemos hospitais de Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Tanguá, Itaboraí, Rio Bonito e, às vezes, São Gonçalo. Nossa demanda é muito grande, pois somos referência na região. Atualmente, estamos com uma média de doadores bem abaixo do ideal. Ainda não há nada que substitua o sangue. Por isso, é importante que as pessoas se conscientizem que a doação é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas”, disse Denair.

Para ser um doador basta preencher alguns pré-requisitos básicos como estar bem de saúde, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. O médico Cláudio Mansur explica que não é  necessário estar em jejum para fazer a doação. “Muitas pessoas chegam aqui em jejum, mas esse não é o ideal. A recomendação é que o doador esteja bem alimentado, mas sempre evitando alimentos gordurosos. É importante salientar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é  quase que imediata. Só depende de um pouco de repouso”, disse o médico ressaltando que jovens entre 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis.

Doações

De janeiro a maio deste ano, o Hemonúcleo contabilizou cerca de 750 doações, média de 150 por mês. A gerente administrativa revela que a meta é chegar pelo menos a 300 doadores por mês. “Se conseguirmos uma média de 15 a 20 doadores por dia já atenderia nossa demanda. O problema é que o ato de doar ainda não se tornou um hábito. Geralmente, as pessoas só procuram o hemonúcleo quando um conhecido está precisando de sangue. Só passam a perceber a importância da doação quando sentem na pele. Doar é um ato de amor. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, declarou Denair lembrando o caso recente do adolescente Lucas Soares, que precisou de mais de 10 bolsas de sangue após sofrer um acidente de carro.

“No caso de Lucas, no dia seguinte a batida, 35 candidatos a doadores estiveram aqui no hemonúcleo. Houve uma grande mobilização e, por isso, tantas pessoas apareceram. Hoje (quarta-feira, 10), por exemplo, tivemos apenas quatro doadores”, esclareceu.

 

Exemplo

 

Morador do Bosque Clube, o vigia Nilton Pires da Cunha, de 58 anos, é um frequentador assíduo do hemonúcleo de Rio Bonito. Na última quarta-feira (10), ele doou sangue pela segunda vez no ano. “Me sinto bem quando sei que posso estar salvando vidas com uma simples doação. Só neste ano, essa é minha segunda doação. Já doei varias vezes e não pretendo para por aqui”, disse o vigia.

 

Controle

 

Após a coleta do sangue, o material passa por um fracionamento, onde é separado em diferentes componentes (como hemácias e plasma). Em seguida, uma amostra é  enviada ao Hemorio para o teste final de sorologia. Em três dias, o resultado está pronto e o sangue já poderá ser utilizado. “Aqui não pode existir erro. Realizamos uma série de testes e só depois o material é liberado”, explicou o técnico de hemoterapia, Nelson Nascimento.

Gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12h, tatuagem nos últimos 12 meses, uso de drogas ilícitas injetáveis e doenças como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV) e Malária são alguns dos fatores que impedem a doação. Quem já é doador, precisa respeitar os intervalos: homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com pausas de 60 dias. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, em intervalos de 90 dias. Para a doação, é necessária a apresentação de documento original com foto, como RG, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho.

Os interessados em doar sangue devem procurar o Hemonúcleo de Rio Bonito, que fica na Avenida Martinho de Almeida, na Mangueirinha. As doações podem ser feitas segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.