24/07/2013 11:30:38
Guilherme Duarte
Cerca de 500 jovens de 18 nacionalidades que estão no país para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estiveram em Rio Bonito nesta sexta-feira (19) para conhecer alguns projetos sociais desenvolvidos no município. O evento faz parte da programação da Semana Missionária que vai até o próximo dia 21, um dia antes do início da JMJ. Além de Rio Bonito, os peregrinos também passaram por Tanguá, onde tiveram um dia dedicado a espiritualidade, e Itaboraí, para um dia voltado a cultura local.
Em Rio Bonito, a programação começou bem cedo com a Santa Missa na Igreja Matriz Auxiliar. Em seguida, os jovens se reuniram na Praça Fonseca Portela, no Centro, para um momento de louvor. De lá, caminharam até a Casa de Formação Cristã, na companhia do Padre Eduardo e do vice-prefeito Anderson Tinoco. Após o almoço, os jovens se dividiram em grupos para visitar os projetos sociais do município. Os fiéis passaram pela Casa São Vicente de Paulo (asilo), Centro Educacional José Reis, Creche Nossa Senhora da Conceição, Recanto Santa Terezinha, Casa da Criança e pelo Núcleo Social Dulce dos Pobres. Após a maratona de visitas, os jovens retornaram a Praça Fonseca Portela com os alimentos arrecadados durante o dia para o encerramento do evento.
Responsável pela Semana Missionária na cidade, o padre Rafael acompanhou toda a movimentação dos jovens. “Está sendo um momento histórico. Acredito que Rio Bonito nunca tenha recebido tantos estrangeiros num só dia. Está sendo uma troca de experiências muito forte. Eles estão admirados com o trabalho que é desenvolvido aqui no município. A todo momentos, eles fazem questão de agradecer pela oportunidade”, disse o Padre.
O padre também fez questão de destacar a empolgação dos peregrinos. “Muitos jovens que estão aqui hoje chegaram de viagem ontem. Mas, como você pode ver, não existe cansaço aqui. Essa juventude está mostrando que é ainda possível ser fiel a Deus. Enquanto alguns lugares sofrem com manifestações e vandalismo nossa cidade é brindada com jovens reunidos em nome de Cristo”, afirmou.
No Brasil há três semanas, as suecas Nataliña Jaconvelli, Adrianna Haralijaj, Julia Lukaszewska afirmaram estar encantadas com o país. “Fomos muito bem acolhidas em todos os lugares que passamos. O povo brasileiro é fantástico. Ficamos muito felizes em conhecer os projetos sociais aqui da cidade. É tudo muito diferente, desde o clima até a forma de expressar a fé. Na Suécia, é muito difícil praticar o catolicismo. Existem várias igrejas, mas a maioria vive vazia. Lá, a maioria é protestante”, revelou Nataliña.
“A viagem está sendo maravilhosa. Fiquei admirada com o trabalho que é desenvolvido no orfanato. Na Suécia, não existe isso. Estou pensando até em estudar medicina para poder ajudar pessoas como é feito aqui na cidade”, disse Adrianna.
“Estamos muito ansiosas para encontrar o Papa Francisco. Acredito que um Papa latino possa mudar um pouco a realidade de países como o nosso e consiga aproximar mais as pessoas da Igreja”, afirmou Julia.
Além das jovens suecas, peregrinos dos Estados Unidos, Argentina, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Equador, Republica do Congo, Eslovênia, Qatar, Barein, entre outros, também participaram do Dia de Solidariedade em Rio Bonito.
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no