06/03/2006 16:11:53
Em 1755, entre os colonizadores chegados nessa época destaca-se o sargento-mor Gregório Pereira Pinto ou Gregório Pinto da Fonseca, fundador de uma fazenda denominada "Madre de Deus", na qual erigiu-se uma capela. O crescimento da população fez com que a capela passasse à categoria de curato, em 18 de abril de 1760, na qual se manteve durante oito anos, até que em 27 de agosto de 1768, a localidade florescente recebesse o predicamento de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição do Rio do Ouro.
Com a ruína da capelinha "Madre de Deus", construiu-se uma outra, maior e a meia légua da primeira, sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito. Efêmera foi a sua duração, "por não ter sido fabricado com bens materiais", conforme relato de Miliet de Sainte Adolphe. Surgiu então o ensejo de se construir uma igreja Matriz, a mesma que se ergue ainda hoje como sentinela espiritual e em perpétua vigília cristã, bem no coração da cidade, para o orgulho de Rio Bonito.
Construída em 1816. "Tem em sua arquitetura, absorção de alguns elementos neoclássicos. É uma construção de traços refinados composta de nave principal, coro, batistério, sacristia, capelas laterais, torre e altar com a imagem de Nossa Senhora da Conceição em madeira entalhada. Suas paredes e teto possuem acabamento em pintura artística".
Em 8 de dezembro de 1997 novos sinos substituíram os antigos.
Site da Paróquia: http://www.pnsconceicao.org/
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no