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Novas mudanças no trânsito do Centro da cidade

03/07/2013 10:46:43

Lívia Louzada

“Em dois meses acredito que os guardas já estejam autuando os motoristas infratores da cidade”. As palavras são do secretário de Segurança, Desenvolvimento Urbano e Habitação de Rio Bonito, Alexandre Daher, que em entrevista à FOLHA, por telefone,  na última segunda-feira ((24), assegurou que como o convênio com o Detran já foi feito, o próximo passo agora é fazer uma campanha junto aos motoristas, avisando a data que poderão ser autuados caso cometam irregularidades no trânsito.

Para o secretário, outras medidas, como a inversão do sentido de algumas ruas (que já haviam tido o sentido modificado, há cerca de quatro meses), estão sendo tomadas para tentar resolver o trânsito da cidade. Nesta semana, uma rotatória foi construída no cruzamento das ruas Dr. Francisco de Souza, Desembargador Itabaiana de Oliveira e Presidente Arthur Bernardes, no Centro, para evitar manobras não autorizadas que estavam sendo feitas porque a “sinalização estava ruim”.

Na Rua Desemargador Itabaiana de Oliveira, que abriga o antigo prédio do Fórum, a direção do fluxo de veículos novamente foi invertida. A rua voltou a ter a mão antiga, ou seja, os motoristas que estiverem trafegando pela Rua XV de Novembro, podem acessar a via e saírem na Rua Arthur Bernardes. O motivo da decisão, segundo Daher, foi simples, pois observou-se que a via estava sendo pouco utilizada.

Uma nova inversão também acontecerá  na Rua Dr. Marinho (rua do Papaôla Bistrô). Atualmente, os carros só podem trafegar no sentido Igreja N. Sra. da Conceição/Rua da Conceição, mas daqui a poucos dias, o condutor só poderá entrar na rua no sentido contrário. A medida deve ser tomada para escoar o trânsito da Rua da Conceição. Mais uma via que sofrerá alterações é a Rua Dr. Fleming, no trecho que margeia a Praça Astério Alves de Mendonça. A rua, que hoje só tem um sentido, Rua Dr. Mattos/Dr. Fleming, agora será de mão dupla.

E por fim, o pedido dos moradores da Bela Vista deverá ser atendido. Quem mora no bairro reclama que precisa circular por um trecho longo para subir a Rua Presidente Castelo Branco, conhecida como Rua dos Bancos. Segundo Daher, esse problema também será resolvido após análise do trânsito. Ele conta que as mudanças serão gradativas, com sinalização e orientação dos guardas.

 

Ônibus do Comperj

 

Outro problema relatado pelo secretário e por diversos motoristas da cidade é a circulação dos ônibus que fazem o transporte de pessoas que trabalham na construção do Comperj. Além da imprudência dos motoristas dessas empresas, a enorme quantidade de coletivos que circulam no Centro da cidade em horário de rush acaba atrapalhando o já caótico trânsito. Segundo ele, 28 empresas fazem o transporte, e algumas têm mais de um ônibus rodando na cidade.

E não acaba por aí. Os funcionários que saem cedo para pegar esses ônibus estacionam seus carros no Centro da cidade e só retiram no fim da tarde, pegando a vaga de dezenas de pessoas que poderiam utilizar o mesmo espaço. “Não queremos prejudicar quem mora na cidade e usa esse transporte, mas também não podemos deixar o trânsito ficar pior por causa dos ônibus”, diz Daher.

Para resolver a questão, três reuniões já foram feitas com representantes do Comperj. A solução definitiva seria a passagem dos ônibus pelo Green Valley, assim que o viaduto que está sendo construído na BR-101, ficar pronto. Mas até que a obra seja finalizada, outra rota foi sugerida. Os ônibus passariam pela Praça Cruzeiro, e depois pegariam a BR-101 para chegar até o Rio do Ouro e em seguida voltarem para o Green Valley. As propostas ainda estão em análise.

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