Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

PMRB inicia campanha “Trânsito Consciente”

23/07/2013 14:13:44

Lívia Louzada

A partir do dia 19 de agosto, os motoristas que cometerem infrações no trânsito de Rio Bonito serão multados. A campanha, que ganhou o nome de ‘Trânsito consciente, siga essa ideia!’, para conscientizar os motoristas começou na última quinta-feira (18), e segundo o diretor do Departamento de Trânsito de Rio Bonito, o sargento da Polícia Militar, Alédio Espíndola, vai durar 30 dias. Após esse prazo, os infratores já poderão ser autuados, de acordo com as leis de trânsito. No primeiro dia de campanha, os guardas municipais distribuíram panfletos com uma lista das principais infrações cometidas na cidade, e procuraram orientar os motoristas.

Segundo Alédio, as três principais infrações cometidas na cidade são: parar em fila dupla, parar na esquina e parar na faixa de pedestre. Mas o diretor explica que a Prefeitura não tem o interesse de multar, mas sim de educar o motorista, por isso serão 30 dias de campanha antes das autuações. “Nosso interesse é que as pessoas mudem o comportamento e não precisem ser autuadas”.

De acordo com Alédio, para que os guardas pudessem autuar, o município foi integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo funcionário público, civil ou militar, que ocupar a função de agente de trânsito a partir de nomeação, pode fazer autuações. E para exercer essa função, os guardas fizeram cursos ministrados pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e pelo presidente do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro), Antônio Damasceno.

Um ponto que gerou discussão na cidade assim que a Prefeitura anunciou o convênio com o Detran, foi a cobrança de multas. Muitos riobonitenses diziam que com a permissão, a cidade se tornaria uma ‘indústria da multa’, mas o diretor do Departamento explica que a punição passará por duas avaliações, caso o motorista queira recorrer da autuação. “A pessoa terá duas instâncias, uma municipal (Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI), e outra estadual para recorrer da autuação (CETRAN)”, explicou.

Mas não são só os motoristas que serão autuados, os motociclistas também poderão ser multados se pararem fora das áreas destinadas ao estacionamento de motos (são cinco na extensão das ruas XV de Novembro e Getúlio Vargas). Segundo o guarda municipal Vieira, esse é um dos principais questionamentos dos motoristas, já que atualmente eles não podem parar na vaga destinada as motos, mas as motos podem estacionar nas vagas dos carros. De acordo com Alédio, para que as leis possam ser cumpridas da melhor forma, a Prefeitura já está investindo na sinalização horizontal, como pintura de faixas, e na vertical, com colocação de placas. Ele ainda completa dizendo que o estacionamento de motos também sofrerá mudanças, mas não revela quais.

 

Boa receptividade

 

A reportagem da FOLHA foi às ruas e acompanhou os guardas municipais no primeiro dia de campanha. Para o guarda Alves, a receptividade dos motoristas tem sido boa. “O povo ordeiro, que é a maioria em Rio Bonito, anseia por essa mudança no trânsito. Os infratores é que ficam chateados com a possibilidade da multa”, disse Alves. De acordo com o sargento Alédio, “o que mais atrapalha o trânsito de Rio Bonito não são os veículos que estão andando, são os que estão parados”.

 

Flagras no trânsito

 

Em poucos minutos nossa reportagem flagrou cerca de 10 motoristas cometendo infrações que a partir do dia 19 serão punidas. Um dos flagrados foi o diretor do Informativo Ascirb, Tarquínio Freire, que estava parado em fila dupla na Rua XV de Novembro. Ao ser abordado pelo guarda Alves, que lhe entregou o panfleto da campanha, nossa reportagem  indagou o jornalista sobre a infração. Como resposta, Tarquínio disse que, “procuro seguir (as leis de trânsito) como posso”.

Minutos depois, outro flagra de fila dupla. Um motorista parou o carro na mesma rua, deixou a chave na ignição, e desapareceu. Depois de algum tempo e com a informação de comerciantes, o motorista foi encontrado dentro de uma loteria do outro lado da rua. Ao ser advertido pelo guarda, o motorista que não quis se identificar, disse que precisava pagar uma conta rapidamente porque estava em horário de almoço, por isso não teve tempo de procurar uma vaga para estacionar. Segundo Alves, o caso não é raro, “acontece com frequência”. 

Já para o taxista Enoc Soares, que trabalha em Rio Bonito e conhece bem o trânsito da cidade, um dos maiores problemas é que os motoristas não respeitam a sinalização. “Para melhorar o trânsito, acho que as pessoas deveriam andar mais a pé em Rio Bonito. O pessoal está muito mal acostumado, tiram o carro da garagem pra estacionar poucos metros depois”, disse.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.