Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Prefeitura não tem como subsidiar passagens

02/07/2013 09:42:36

Lívia Louzada

A prefeita Solange Almeida recebeu a reportagem da Folha, em sua residência, na manhã da última quinta-feira (27), quando falou sobre as últimas manifestações em Rio Bonito, exigindo, principalmente, a redução das tarifas dos ônibus. “Não acho que essa redução seja possível (em Rio Bonito)”, disse Solange, explicando que para a redução ser feita, a Prefeitura precisaria subsidiar uma parte da passagem, o que não é possível por conta da baixa arrecadação do município e da situação financeira do Executivo, que, seguno ela, não é nada boa.

Nas últimas duas semanas, as manifestações se espalharam por todo o Brasil, e Rio Bonito não ficou de fora. Após os manifestantes realizarem duas passeatas – a segunda aconteceu no sábado (22) - cinco representantes irão se reunir com a prefeita Solange Almeida, no próximo sábado (06) para discutir a pauta de reivindicações, que tem como foco principal a questão do transporte público municipal.

Para Solange, as manifestações são importantes, pois “o governante precisa ser cobrado e criticado, mas sem vandalismo, como aconteceu na manifestação de Rio Bonito, que foi ótima”. Mas ela acredita que a população tem outras formas de ajudar e de cobrar as ações do Executivo, como por exemplo, participar dos conselhos municipais. De acordo com a prefeita, hoje, muitos conselhos são formados pelas mesmas pessoas por falta de voluntários.

“Nós temos muitos fóruns de debate que a gente não vê as pessoas participando. Temos os conselhos municipais, por exemplo, que são locais de voz e de participação da sociedade. Acho que se cada um der meia hora da semana pra algum tipo de serviço para a sociedade, muita coisa pode mudar”, sugeriu.

Poucos horários

de ônibus

 

Outra alegação dos manifestantes é que algumas localidades da cidade possuem poucos horários de ônibus. Em resposta, a prefeita disse que é preciso ouvir os moradores dessas localidades para que eles digam suas reais necessidades de horários. Em Rio Seco e na Mata, ela disse que já recebeu o pedido de novos horários e já fez a reivindicação para a empresa que faz o transporte.

“As vezes uma ou duas pessoas acham que é melhor mudar o horário, e quando você vai ver, a maioria não deseja a mudança”, ponderou ela, completando que pretende contratar uma instituição para realizar um estudo sobre a necessidade de novas linhas de ônibus, já que a cidade está crescendo.

Mas além de novas linhas e horários de ônibus, os manifestantes também reivindicam concorrência na prestação do serviço, já que há muitos anos, uma única empresa faz o transporte intermunicipal, e outra o interurbano em Rio Bonito. Para Solange, Rio Bonito “é uma cidade pequena, e se tiverem duas empresas (fazendo o transporte interurbano), as duas irão quebrar, pois somos uma cidade do tamanho de são Gonçalo com uma população 20 vezes menor”. Já sobre uma concorrência para o serviço intermunicipal, a prefeita não descarta a possibilidade, e pensa que muitos riobonitenses usam carros para se deslocarem para o Rio de Janeiro ou Niterói, porque “não tem um transporte público de qualidade”.

Outro assunto que estava estampado nos cartazes dos manifestantes era a melhoria no transporte universitário. Solange revelou que já foi feita a licitação para a prestação desse serviço, e que agora a empresa contratada tem 60 dias para adquirir novos coletivos. “Acredito que no início de agosto, já estejamos com os ônibus novos”, finalizou.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.