Sobre Rio Bonito
» História de Rio Bonito
» Geografia de Rio Bonito
» Hino de Rio Bonito
» População de Rio Bonito
» Personalidades de RB
» Turismo de Rio Bonito
» Mapa de Rio Bonito
Comércio e Serviços de Rio Bonito
» Alimentos e Bebidas
» Animais
» Beleza e Estética
» Casa e Decoração
» Colégios e Cursos
» Comer Bem
» Comunicação e Propaganda
» Construção e Reforma
» Esporte, Turismo e Lazer
» Festas e Eventos
» Finanças e Negócios
» Informática
» Lojas e Comércio
» Medicina e Saúde
» Moda e Acessórios
» Profissionais e Serviços
» Veículos
Guia RB
» Notícias de Rio Bonito
» Jornal Folha da Terra
» Jornal Gazeta Rio Bonito
» Jornal O Tempo em Rio Bonito
» Entrevistas
» Colunas
» TV Rio Bonito
» Cultura
» Fotos de Eventos
» Blogs de Rio Bonito
» Notícias de RB por e-mail
Comercial :: Guia RB
» Anuncie sua Empresas
» Hospedagem de Sites
» Fale Conosco
 
Anuncie com 50% de Desconto

Rio Bonito realiza Conferência de Ação Social

19/07/2013 11:01:58

Lívia Louzada

No próximo dia 31 de julho a Secretaria de Ação Social de Rio Bonito promoverá a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no Espaço Cicarelli, no Centro de Rio Bonito, de 8h às 18h, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. Apesar da conferência ser aberta ao grande público, a secretária Rosemary Cerqueira espera, principalmente a presença de grupos organizados, como as associações de moradores, asilos e conselhos – são esperadas cerca de 250 pessoas. A intenção do evento é que dali saiam propostas de gestão dos recursos municipais, estaduais e federias para a área social. Essas propostas elaboradas em Rio Bonito serão expostas na Conferência Estadual, em outubro e em seguida na federal, que acontecerá dezembro, em Brasília.

Segundo a secretária, no dia 31, o período da manhã será todo dedicado a explicação sobre o tema da conferência, e o papel dos participantes na elaboração de propostas para a administração dos recursos que o município recebe. Após uma pausa para o almoço, as pessoas se dividirão em seis grupos. Cada grupo irá traçar propostas de gestão, que em seguida serão expostas para todos votarem nas 10 melhores.

“Essas propostas serão apresentadas na Conferência Estadual. Lá iremos defender as nossas propostas para que cheguem à Brasília. Isso tudo vira um documento, uma resolução, que os municípios se propõem a realizar até a próxima conferência”. 

Apesar da sociedade civil ser responsável pela elaboração das propostas, a secretária já percebe pelo menos duas necessidades que poderiam constar no documento. Ela conta que Rio Bonito está precisando de centros de referência da mulher e de dependentes físicos, por exemplo. O intuito é que os centros ofereçam assistência psicológica, jurídica, e orientações aos assistidos.

Outro problema constatado por Rosemary é o crescimento do número de moradores de rua em Rio Bonito. De acordo com ela, quase todos os dias, andarilhos procuram a Secretaria de Assistência Social pedindo dinheiro para voltarem a São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Rosemary acredita que muitos saíram de seus Estados à procura de emprego no Comperj, mas como não tinham qualificação, não conseguiram emprego. Outro perfil de morador de rua em Rio Bonito são pessoas com problemas psiquiátricos ou dependentes de drogas, principalmente o álcool.

Para esse problema, ela sugere que seja pensado políticas públicas para resolver o problema dos moradores de rua. A secretária ainda disse que a Prefeitura está procurando um espaço para montar uma espécie de abrigo, uma casa de passagem emergencial, para tentar minimizar o problema.

Compartilhe:

Publicidade/Links Patrocinados:

.:: Destaques ::.