04/07/2013 16:31:24
Guilherme Duarte
Em 2011, o projeto Lona na Lua, comandando pelo ator Zeca Novais, recebeu da Secretaria Estadual de Cultura o “Selo Rio Sociocultural”, uma das mais importantes premiações culturais do Rio de Janeiro. Neste ano, Zeca, atual secretário de Cultura de Rio Bonito, foi convidado pelos organizadores do evento para integrar a comissão especial do Prêmio Rio Sociocultural 2013, que foi realizado na noite da última terça-feira (25), no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
Formada por 40 profissionais ligados a arte, como produtores, diretores e patrocinadores, a comissão especial é responsável por dar o parecer técnico sobre cada um dos 10 projetos finalistas do Prêmio Rio Sociocultural. Para Novais, integrar a comissão pela primeira vez é motivo de muito orgulho. “Foram dois momentos muito especiais. Fazer parte da comissão especial dois anos após ser um dos finalistas do prêmio é gratificante. Mostra um amadurecimento muito grande”, disse Zeca.
Neste ano, foram distribuídos cerca de R$ 100 mil em premiação. O projeto Trem Cultural, da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, foi um dos 10 finalistas do Prêmio. Criado em 2001, o Trem Cultural nasceu com a proposta de promover o hábito da leitura. Inspirados nos ‘Doutores da Alegria’, o projeto realiza atividades educativas lúdicas, como contação de histórias, mediação de leitura, teatro e recreação.
O Prêmio Rio Sociocultural é realizado pelo RIOSOLIDARIO, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva, e conta com patrocínio da Ceg Rio, da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae. O Prêmio tem o objetivo de identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, criando potencial para que projetos exemplares se multipliquem.
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no