25/07/2013 10:32:46
Guilherme Duarte
“A Biblioteca Municipal jogada as traças é o retrato da forma que a cultura era tratada em Rio Bonito”. Foi dessa maneira que o secretário Zeca Novais sintetizou o atual momento cultural do município. Em entrevista na última segunda-feira (15), na sede do Grupo Lona na Lua, o secretário falou ainda sobre os projetos que pretende desenvolver a frente da pasta, entre eles o Festival de Teatro de Rua, das dificuldades que está enfrentando para estruturar a Secretaria, do apoio aos artistas e grupos locais, entre outros assuntos.
Extinta pela própria prefeita Solange Almeida em mandato anterior, a Secretaria de Cultura foi novamente criada no início de abril com o intuito de democratizar o acesso à cultura. Apesar disso, em pouco mais de três meses, pouca coisa foi feita. “Estamos no processo de estruturação da Secretaria. Temos que trabalhar com planejamento, não adianta as pessoas cobrarem imediatismo nas ações públicas. É uma responsabilidade muito grande lidar com dinheiro público. Ainda estamos resolvendo a questão da dotação orçamentária, a equipe ainda é muito reduzida, mas aos poucos vamos organizando a Secretaria”, disse o Zeca.
Sem uma sede própria desde que foi criada, a Secretaria de Cultura vai se instalar a partir do próximo mês no prédio do antigo Fórum, que recentemente foi cedido a Prefeitura. Zeca explica que a pasta irá ocupar o espaço onde antes funcionava a Sala do Júri. “Será o espaço de referência artística da nossa cidade. Se paramos para pensar, Rio Bonito não tem um local apropriado para apresentações artísticas. Lá, serão realizadas oficinas, apresentações, exposições, entre outras coisas. A princípio, outras secretarias e órgãos públicos também ocuparão o espaço, mas a intenção é que, no futuro, o local se transforme num corredor cultural”, revelou Zeca.
Apesar das dificuldades, o secretário se mostrou bastante otimista com o futuro da pasta. “Sabia das dificuldades que iria enfrentar nesse primeiro momento. O município passa por momento muito difícil devido a dívida herdada da gestão passada. Essa situação está influenciando diretamente as nossas ações. Mesmo assim estou muito otimista com o futuro da Secretaria. A partir de outubro esperamos estar com uma programação cultural bem legal. Estamos com uma série de projetos, que, sem dúvida, vão mudar o cenário cultural do município”, afirmou Zeca.
Além do Festival de Teatro de Rua, o secretário pretende ainda criar o Departamento de Memória de Rio Bonito, modernizar a gestão dos equipamentos culturais, estimular a formação cultural e artística nas instituições de ensino, promover e preservar o patrimônio cultural material e imaterial do município, instituir o calendário cultural da cidade, entre outras ações. “É um trabalho que requer tempo. A cultura de Rio Bonito estava há muito tempo esquecida. Prova disso é a situação da biblioteca municipal. Esse é o retrato de como a cultura era tratada em Rio Bonito. A Biblioteca é nossa prioridade, é uma questão de honra. Vamos ter a nossa sonhada biblioteca de volta”, garantiu o secretário.
Outra meta do secretário é construir o tão aguardado teatro municipal. “Esse é nosso grande sonho, mas é um projeto de longo prazo. Vamos buscar recursos federais e estaduais que nos possibilitem a realização desse sonho. Além disso, temos a intenção ainda de trazer salas de cinema para o município para oferecer mais uma opção de lazer aos riobonitenses. Vamos buscar também parcerias com instituições privadas, como já temos com a CCR ViaLagos”, disse Zeca.
Quando o assunto foi o apoio a classe artística, o secretário afirmou que os artistas locais serão apoiados, desde que apresentem projetos de interesse da população. “Para Prefeitura subsidiar algum espetáculo ou artista é necessário ter projeto. E para ter projeto, você precisa ter capacitação. Não adianta criticar a Secretaria por falta de apoio se nenhum projeto foi me apresentado. Volto a dizer, dinheiro público não é brincadeira. Apoio privado é uma coisa, patrocíonio de orgão público é totalmente diferente. Vamos oferecer oficinas de qualificação profissional para capacitar produtores, gestores culturais, entre outros profissionais. Vamos apoiar sim os artistas riobonitenses”, encerrou o secretário, lembrando que no próximo dia 24 de julho será realizada a Conferência Municipal de Cultura, no Espaço Cecarelli, das 13h às 18h.
Copyright © 2003 - 2024 Todos os direitos reservados - Produzido por Guilherme Faria
Rio Bonito no